Este estudo refere-se a um trabalho de graduação, envolvendo jovens do ensino médio, com idades entre quinze a dezoito anos. Participaram das entrevistas adolescentes regularmente matriculados em uma instituição de rede pública de ensino da região administrativa de Ceilândia, Distrito Federal.
Para a amostra foram selecionados dez jovens que assistem “Pânico na TV” (cinco do sexo masculino e cinco feminino) para responder o questionário. Para aplicação do questionário foi solicitado junto a direção escolar liberação dos estudantes escolhidos por 20 minutos. O questionário continha duas perguntas “abertas”:
- “O que você acha do programa humorístico “Pânico na TV” apresentado na Rede TV de televisão aos domingos?”
- “Sente-se influenciado de alguma maneira ao assistir o programa? Por quê?”.
- “O que você acha do programa humorístico “Pânico na TV” apresentado na Rede TV de televisão aos domingos?”
- “Sente-se influenciado de alguma maneira ao assistir o programa? Por quê?”.
As respostas serão tabuladas, para que em seguida possa identificar “idéias centrais” e “ideias periféricas”, estas que consistem como respostas resultantes das ideias centrais, e logo em seguida serão organizadas relacionando ambas ideias. Melhor exemplificando, a ideia central e mais geral, vamo supor uma pesquisa que envolve percepções sobre armas de fogo, algumas pessoas podem relacionar suas respostas ao "medo", essa e uma ideia centra, em seguida essas repostas podem ser quanto a manipulação das armas, bala perdida, nesse caso essa são respostas "periféricas". Assim embasa-se nas representações sociais como uma forma de expressar diretamente a representação social de um dado sujeito social 1.
1 - ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp. 127-147. ISSN 0100-1574. doi: 10.1590/S0100-15742002000300007.
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