sábado, 8 de janeiro de 2011

Meios de Comunicação e as Representações Sociais


Diante tamanha audiência do programa “Pânico na TV”, como os jovens se identificam e o que eles têm a dizer sobre a forma de fazer humor do programa? São perguntas que nos deixam inquietos e que envolvem uma série de representações sociais que tanto tem foco nos estudos atuais. 

As mídias constituem um dos principais produtores de representações sociais, que podem ser orientadoras de condutas dos atores sociais. É um veículo importante na síntese de crenças, valores e anseios de vários setores da sociedade.
            Comunicação é o processo através do qual mensagens são transmitidas e distribuídas no espaço para controle das distâncias e das pessoas [...] comunicação é o processo simbólico por meio do qual a realidade é produzida, mantida, reparada e transformada" (Carey, 1973, p. 3). 1
           
As representações já tem um forte impacto nos estudos já a partir dos anos 60, em que com o aumento do interesse pelos fenômenos do domínio do simbólico, floresce uma preocupação para as explicações de tal interesse. É nessa psicologia social que a representação social teoriza-se. Isso serve de base para outros campos de estudo, como a educação, a saúde, o meio ambiente e outras propostas diversificadas. O seu objeto de estudo tem a relação indivíduo-sociedade e reflete como os indivíduos, grupos e outros sujeitos sociais constroem seu conhecimento a partir da sua inscrição social, cultural etc 2


1 - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702009000200010&lang=pt
2 -
ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp. 127-147. ISSN 0100-1574.  doi: 10.1590/S0100-15742002000300007.

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